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Nas nossas motos(turisticas), torna se numa tècnica ainda mais util devido ao peso delas. Uma turistica demora sempre mais tempo a inclinar se e a levantar se, como tal esta è a forma mais ràpida de o fazêr.
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Viva
Efectivamente as nossas meninas são um pouco lentas a "mudar de bordo". Isto deve-se não só ao peso mas também a uma maior distância entre eixos e ao ângulo da forquilha. São motos desenhadas dando a primazia à estabilidade sobre a agilidade.
No entanto, há algumas coisinhas que nos podem ajudar a gerir essa "lentidão".
Tal como o Cláudio fez notar a "contra-brecagem" (*) consciente é a primeira. A outra coisinha que se pode fazer é a "redução consciente" da distância entre eixos.
Como? Perguntarão alguns.
É simples, afundando a suspensão frontal.
Sendo a forquilha inclinada, o afundar da suspensão frontal tem como efeito secundário recuar ligeiramente a roda relativamente ao corpo da moto, reduzindo assim a distância entre as duas rodas; para efeito de ciclística a moto fica mais curta. Como é natural, ao ficar mais curta fecha mais a curva.
Esta é a principal razão porque quem quer curvar depressa opte por uma travagem forte à entrada da curva em vez de uma travagem progressiva mais antecipada. É que quando chega o momento da contra-brecagem para deitar a moto a suspensão da frente está completamente afundada e a moto deita-se num ápice e fecha a curva muito melhor.
Atenção que este é já um segundo passo na optimização da curva.
Quem quiser experimentar deve começar por se pôr à vontade com a contra-brecagem.
Depois de estarem familiarizados com a resposta da moto á contra-brecagem, experimentem cortar o acelerador ao mesmo tempo que "contra-brecam" ou uma fracção de segundo antes. Logo que sentirem a moto responder à contra-brecagem voltam a acelerar.
A moto inclina-se com uma rapidez muito superior a uma contra-brecagem simples.
Por mim costumo usar esta técnica para sair das rotundas, é uma maravilha sentir a moto passar da esquerda para a direita num ápice e sem ginástica nenhuma por parte do condutor.
Os mais radicais podem combinar a desaceleração com uma picadela forte e curta, ao travão da frente; (**) mas preparem-se porque é um autêntico "shot" de adrenalina.
"Tentem isto lá em casa mas com cuidado"(*) Utilizo o termo consciente porque a "contra-brecagem " á algo que todos fazemos de forma automática e inconsciente desde o dia em que deixá-mos de cair da bicicleta nos primeiros 10 metros. Neste tópico o que se trata é de fazer isso tendo a noção exacta do que se está a passar.
(**) Quem segue atentamente as transmissões do motoGP já viu com certeza estas técnica a serem usadas por um mestre. Éra frequente que nos tempos mortos entre corridas, ver-se a filmagem de uma câmara colocada na frente da (ainda) Honda do Rossi, a filmar a não esquerda dele. Se prestarmos atenção ao desfilar da paisagem por trás do piloto percebe-se a utilização conjunta destas técnicas na entrada de uma curva. Tratando-se de uma corrida e de um mestre na matéria, as doses de travão e guiador são muitos aumentadas em relação ao que nós utilizaremos na estrada, mas por isso mesmo é que são fácilmente perceptíveis a "olho nu".
Abraços e boas curvas
Jorge Ferreira