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Autor Tópico: ALINHAMENTO DE FARÓIS  (Lida 15442 vezes)
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Jorge Ferreira
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« em: 18/04/2007, 02:18:56 »

Embora a questão tenha sido levantada num outro tópico dedicado ás lâmpadas dos faróis,  optei por abrir um tópico específico para este efeito.


 Nos 'posts' seguintes vou apresentar-vos dois métodos expeditos para alinhar faróis.
 um mais simples, mas que no caso das motos requer a presença de um ajudante e um outro que se pode fazer sózinho e que além disso é também mais preciso.

Conquanto este seja um fórum para dedicado a motos, os métodos que irei apresentar aplicam-se também a automóveis, caso em que o primeiro método, o mais simples, permite oobter a precisão necessária.


Jorge Ferreira
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« Responder #1 em: 18/04/2007, 02:24:48 »

AJUSTE DE FARÓIS  DA MOTO COM AJUDA


Procedimento para alinhar o farol da moto com ajudante.

Na falta de um ajudante pode usar o descanso central, mas o ajuste tenderá a ficar alto de mais se a moto apoiar o pneu da frente ou baixo de mais se apoiar o pneu de trás.
Para fazer sózinho é preferível recorrer ao segundo método.


Procurar um local em que o chão seja o mais direito possível e exista uma parede branca ou de cor clara.

1 - Colocar a moto em frente à parede em condições normais de andamento (ajudante sentado a manter a moto direita sem recurso aos descansos), a uma distância de pelo menos 5 metros.
2 - Acender os médios e marcar na parede o foco da lâmpada, normalmente é o limite superior da zona de luz mais forte. Medir a altura deste ponto ao solo (H1).
3 - Medir com precisão a distância da parede ao farol (D1).
4 - Medir a altura do farol (centro da óptica de médios) ao chão (H).

Como o que se pretende, de acordo com o código da estrada é que o farol em médios ilumine o chão até 30 metros teremos que ajustar a incidência do farol até que a relação entra a medida H1 e a distância D1 seja a mesma que entre a medida H e os 30 metros preconizados no código da estrada.

Ou seja devemos regular o farol de forma a que:   H/30 = H1/(30-D1)  -->  (30-D1)*H/30     (ver esquema abaixo)

Sendo que H (altura do farol ao solo) e D1 (distância da moto à parede) estão fixos, ajusta-se a inclinação do farol até obtermos o valor de H1 que nos interessa.

Exemplo:

   Altura do farol ao solo (H): 80 cm -> 0,8 metros
   Distância à parede (D1): 5 metros

   Altura do foco de médios na parede (H1):  (30-5) * 0,8 / 30 = 0,67 m  => 67 cm


DIAGRAMA EXPLICATIVO


Jorge Ferreira
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« Responder #2 em: 18/04/2007, 02:25:09 »

AJUSTE DE FARÓIS  DA MOTO SÓZINHO

Procedimento para alinhar o farol da moto sózinho


Procurar um local em que o chão seja o mais direito possível e exista uma parede branca ou de cor clara.


1 - Colocar a moto em frente à parede no descanso central e o mais perto possível da parede.
2 - Acender os médios e marcar na parede o foco da lâmpada, normalmente é o limite superior da zona de luz mais forte. Medir com precisão a altura deste ponto ao solo (H1).
3 - Medir com precisão a distância da parede a um ponto de referência na moto, pode ser ao farol mas não é obrigatório (D1).
4 - Deslocar a moto para uma distância de pelo menos 5 metros da parede e volta a colocá-la no descanso central (garantir que a moto fica apoiada no mesmo pneu que no ponto 1).
5 - Repetir o procedimento do ponto 2 medindo novamente a altura do foco ao chão (H2)
6 - Repetir o procedimento do ponto 3 medindo a distância da parede ao mesmo ponto de referência na moto (D2)

7 - Medir a altura do farol (centro da óptica de médios) ao chão (H).


Como o que se pretende, de acordo com o código da estrada é que o farol em médios ilumine o chão até 30 metros teremos que ajustar a incidência do farol até que a inclinação do feixe luminoso corresponda à relação entrea alatura do farol (H) e os 30 metros preconizados no código da estrada.

Recorrendo à semelhança entre triângulos, ver diagrama abaixo, conclui-se que devemos regular o farol com a moto na segunda posição (mais afastada da parede) de forma a que:   H/30 = (H1-H2) / (D2-D1)  --->   H2 = H1 - H*(D2-D1)/30

Tendo por fixos os valores de H, H1, D1 e D2, ajusta-se a inclinação do farol até obtermos o valor de H2 que nos interessa.

Exemplo:

   Altura do farol ao solo (H): 80 cm -> 0,8 metros
   Posição 1:
       Distância à parede (D1): 50 cm -> 0,5 m
       Altura do foco de médios (H1) : 78 cm -> 0,78 m
   Posição 2:
       Distância à parede (D2): 5 m

   Altura do foco de médios na parede (H1): 0,78 - 0,8 * (5 - 0.5)/30 --> 0,66 m -> 66 cm


DIAGRAMA EXPLICATIVO
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Jorge Ferreira
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« Responder #3 em: 18/04/2007, 02:53:51 »

OBSERVAÇõES AOS MÉTODOS APRESENTADOS

O segundo método, por usar uma abordagem diferencial é bastante mais preciso que o primeiro, pois os erros induzidos pelo descanso central e por uma suspensão sem qualquer carga, são cancelados pela subtração.

No entanto existe um outro erro induzido por nós. É que a distância D1 faz com que os ajustes efectuados na posição 2 afectem em simultâneo as medidas H1 e H2.
Para simplificar, desprezamos a variação em H1 que é mínima. Caso contrário teriamos de repetir todo o processo a cada ajuste da incidência do farol.

No entanto este é um erro muito pequeno e não é problemático pois irá fazer com que o farol fique um tudo nada mais baixo, pelo que não corremos o risco de encadear ninguém.

De qualquer forma será sempre um erro muito menor do que os erros induzidos pelo descanso central e pela falta de carga na suspensão se utilizado no primeiro método em lugar de um ajudante.


Claro que apenas vale a pena termos todas estas preocupações com a precisão do método utilizado se formos igualmente exigentes ao efectuar as medições.

Quanto a estas há ainda um detalhe a ter em atenção, para medir as distâncias à parede, não se deve utilizar nunca uma parte móvel da moto, como é o caso da forquilha dianteira,  pois não conseguimos garantir que em duas medições esteja sempre na mesma posição.



Bom, e depois de todos estes ajustes não se esqueçam de ajustar a pré-carga da mola de trás de acordo com as variações de carga senão acabam por andar na mesma com as luzes altas ou baixas de mais.





Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira
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Torres Vedras - sócio nº5


« Responder #4 em: 18/04/2007, 09:54:16 »

EXCELENTE TRABALHO...MUITO OBRIGADO PELO ESCLARECIMENTO.

Um abraço
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Pedro Lourenço - STX 1300
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