Clube NT Deauville Portugal | Fórum
28/03/2024, 21:12:29 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Passeio da Primavera - 13 e 14 de Abril de 2024 - INSCRIÇÕES ABERTAS     
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: OS TESTES DO BARBOSA: Goemetria da mota  (Lida 5606 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« em: 11/03/2009, 18:49:37 »

Um aviso àqueles que querem alterar a altura da mota.

Para além do rebaixamento do assento e levantamento do guiador, o rebaixamento da mota pode ser operada na suspensão. No entanto, não basta apenas rebaixar o amortecedor de traz. Acima de tudo, no caso da 700, folgar a mola não é boa não solução, para além de ser perigoso.

Precisamente no seguimento de rebaixar apenas o amortecedor de trás, convém ter em consideração certas noções da geometria das motas. nomeadamente o ângulo de abertura da forquilha.

3 grandes classes.

Aberto: Custom, shopper, etc…
Normal: GT's (entre as quais a Deauville), muitas naked, por regra as estadistas.
Fechada: As RRR

Quanto mais fechada, mais directa é a direcção. Isto é, menos é necessário virar para fazer uma determinada curva. O perigo está nas curvas muito fechadas feitas a grande velocidade em que o ângulo da direcção pode ser exagerado, sendo que a mota faz aquele típico coice que vemos em competição, fazendo o piloto saltar por cima da mota. Daí haver a necessidade de haver um amortecedor de direcção nesse tipo de motas.

Quando rebaixamos apenas o amortecedor traseiro (que apenas serve para manter a altura a quando da carga, condutor incluído), estamos a alterar a distancia entre eixos, mas estamos a  alterar o ângulo da direcção tornando-a mais aberta. Desde logo a mota reage mais lentamente ao virar o guiador, para além de que estamos a alterar o ângulo e o eixo, para os quais aquele chassis foi pensado.

Portanto, ou altera-se na forquilha (colocando molas mais curtas ou cortando parte destas) e no amortecedor traseiro (mesma técnica), ou o melhor é estar quietinho.

Usando as técnicas certas duas coisa acontecem.

Se usarmos um kit especifico, a mota vai ficar mais dura. E relembro que a mota foi pensada para funcionar daquela forma e até á data ainda não li em lado nenhum, criticas ao comportamento da mota, pelo que ele (o comportamento) é bom tal qual como foi pensado.

Porquê usar um Kit especifico, porque se formos pela técnica de cortar ás molas, a dureza mantém-se, mas o curso ficará muito mais curto e tal é também deverás perigoso. Numa travagem forte com muita carga, o curso da forquilha pode chegar ao fim e o que vai acontecer é a mota saltar do chão e desde logo não há travagem e desde logo é o caos.

Caso seja (numa lomba acentuada) o amortecedor traseiro a chegar ao fim, o condutor leva uma pancada no rabo e salta por cima da mota. Já repararam no Dakar que os pilotos andam sempre de pé. A razão, é que o amortecedor traseiro tem de ter um longo curso por causa do piso, não pode ser mole senão andava sempre aos saltos. No entanto, quando o piloto para descansar senta-se e apanha uma lomba, o que acontece e de certeza que já viram, o piloto leva com uma pancada no rabo e vai para á frente da mota.

Conclusão: O ideal é levantar o guiador, rebaixar o banco e usar calçado com sola mais grossa. Tenho 1m69 e estas duas técnicas até á data têm sido suficiente.

Um abraço

 
« Última modificação: 11/05/2009, 21:03:19 por Barbosa (aka Tony) » Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Morais
Apaixonado pela Vida
Direccao
Road Rider
*********
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 872


Sócio Nº 115 - Loures


WWW
« Responder #1 em: 13/04/2012, 18:07:00 »

Execelente conselho...obrigado Barbosa...

Cumprimentos... Wink
Registado

Louis Braille
"A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de
buscar algo nela".

https://linktr.ee/clubentdeauvilleportugal
plourenço
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1207


Torres Vedras - sócio nº5


« Responder #2 em: 14/04/2012, 11:05:50 »

Boas,

principalmente usas esta tecnica   Grin Grin Grin

Fora de brincadeiras...Excelente artigo

Abraço
Registado

Pedro Lourenço - STX 1300
Morais
Apaixonado pela Vida
Direccao
Road Rider
*********
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 872


Sócio Nº 115 - Loures


WWW
« Responder #3 em: 14/04/2012, 12:00:37 »

Boas plourenço...ja experimentei uma assim e nao mr da muito jeito...por causa do seletor de mudanças...hahahahahaha.....

cumprimentos e obrigado pela dica.... Wink
Registado

Louis Braille
"A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de
buscar algo nela".

https://linktr.ee/clubentdeauvilleportugal
Coelho
Sócio 118 - NT 700
Corpos Sociais
Road Rider
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1030



« Responder #4 em: 14/04/2012, 23:55:56 »

A brincar a brincar por coincidência neste Sábado passado fui fazer o checup a um concionário Honda (levantar o "pin" claro) e verifiquei lá um motard com umas botas muito identicas só não tinham era cano alto, sem brincadeira.
Abraço. Wink
Registado

Não há nada mais inútil do que fazer na perfeição algo que não precisava de ser feito.
pirata71
Sócio 164
Sócios
New Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 22



« Responder #5 em: 11/07/2015, 13:09:45 »

Onde posso encontrar o kit de rebaixamento ?
Registado
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #6 em: 07/05/2016, 13:25:46 »

Porque é de actualidade e é sempre bom relembrar.
Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!