Barbosa (aka Tony)
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« em: 11/03/2009, 18:49:37 » |
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Um aviso àqueles que querem alterar a altura da mota.
Para além do rebaixamento do assento e levantamento do guiador, o rebaixamento da mota pode ser operada na suspensão. No entanto, não basta apenas rebaixar o amortecedor de traz. Acima de tudo, no caso da 700, folgar a mola não é boa não solução, para além de ser perigoso.
Precisamente no seguimento de rebaixar apenas o amortecedor de trás, convém ter em consideração certas noções da geometria das motas. nomeadamente o ângulo de abertura da forquilha.
3 grandes classes.
Aberto: Custom, shopper, etc… Normal: GT's (entre as quais a Deauville), muitas naked, por regra as estadistas. Fechada: As RRR
Quanto mais fechada, mais directa é a direcção. Isto é, menos é necessário virar para fazer uma determinada curva. O perigo está nas curvas muito fechadas feitas a grande velocidade em que o ângulo da direcção pode ser exagerado, sendo que a mota faz aquele típico coice que vemos em competição, fazendo o piloto saltar por cima da mota. Daí haver a necessidade de haver um amortecedor de direcção nesse tipo de motas.
Quando rebaixamos apenas o amortecedor traseiro (que apenas serve para manter a altura a quando da carga, condutor incluído), estamos a alterar a distancia entre eixos, mas estamos a alterar o ângulo da direcção tornando-a mais aberta. Desde logo a mota reage mais lentamente ao virar o guiador, para além de que estamos a alterar o ângulo e o eixo, para os quais aquele chassis foi pensado.
Portanto, ou altera-se na forquilha (colocando molas mais curtas ou cortando parte destas) e no amortecedor traseiro (mesma técnica), ou o melhor é estar quietinho.
Usando as técnicas certas duas coisa acontecem.
Se usarmos um kit especifico, a mota vai ficar mais dura. E relembro que a mota foi pensada para funcionar daquela forma e até á data ainda não li em lado nenhum, criticas ao comportamento da mota, pelo que ele (o comportamento) é bom tal qual como foi pensado.
Porquê usar um Kit especifico, porque se formos pela técnica de cortar ás molas, a dureza mantém-se, mas o curso ficará muito mais curto e tal é também deverás perigoso. Numa travagem forte com muita carga, o curso da forquilha pode chegar ao fim e o que vai acontecer é a mota saltar do chão e desde logo não há travagem e desde logo é o caos.
Caso seja (numa lomba acentuada) o amortecedor traseiro a chegar ao fim, o condutor leva uma pancada no rabo e salta por cima da mota. Já repararam no Dakar que os pilotos andam sempre de pé. A razão, é que o amortecedor traseiro tem de ter um longo curso por causa do piso, não pode ser mole senão andava sempre aos saltos. No entanto, quando o piloto para descansar senta-se e apanha uma lomba, o que acontece e de certeza que já viram, o piloto leva com uma pancada no rabo e vai para á frente da mota.
Conclusão: O ideal é levantar o guiador, rebaixar o banco e usar calçado com sola mais grossa. Tenho 1m69 e estas duas técnicas até á data têm sido suficiente.
Um abraço
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« Última modificação: 11/05/2009, 21:03:19 por Barbosa (aka Tony) »
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"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. "O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu "O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu SÓCIO N. 10 Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
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