Clube NT Deauville Portugal | Fórum
28/03/2024, 13:23:54 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Passeio da Primavera - 13 e 14 de Abril de 2024 - INSCRIÇÕES ABERTAS    
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Binário  (Lida 7875 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
efe
Visitante
« em: 16/03/2009, 16:17:19 »

Depois de consultar várias definições para o termo "binário", relativo a motores, não logrei esclarecer a dúvida que apresento a seguir aos mais entendidos nestes assuntos da mecânica: Imaginemos dois motores de 1.000cm3, um com 50 CV, e outro com 80CV, qual dos dois tem o binário mais alto?

Ou esta questão não se pode colocar assim por não existir uma relação directa entre cilindrada e binário?

Obrigado pelos eventuais contributos que me ajudem a esclarecer esta questão.
Registado
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #1 em: 16/03/2009, 18:22:00 »

Olá

Esta questão daria pano para mangas. Mas vou tentar ajudar. Antes de mais o binário é a força.
Naturalmente que a cilindrada tem uma relação directa com binário, tal como a potencia. Mas é mais a forma como se pretende que a potência seja distribuída, assim como a arquitectura do motor é que vão influenciar o binário e a forma como o mesmo se apresenta.
Para além da cilindrada, uma forma de se conseguir potencia é pelo aumento das rotações. Mas para tal o curso do pistão deve ser relativamente curto para que o mesmo seja rápido a subir e descer. Ou seja curso curto e diâmetro largo (para manter a mesma cilindrada). Mas esta técnica por si só não chega se o motor não puder respirar. Para tal usa-se uma abertura maior das válvulas de admissão. Mas com uma abertura muito grande, nas baixas rotações não são criadas turbulências suficientes para tornar a mistura combustível/ar suficientemente homogénea para haver uma boa combustão. Dai que as RRR’s não gostam de andar abaixo das 2500/3000 rpm’s, pois começam a engasgarem-se.
Mas o que é que isto tem a ver com o binário? Já lá vamos. Não é possível para uma mesma cilindrada obter um bom nível de potência e de binário.
Lembram-se da tal situação do aumento de rotações? Para além do curso curto também é necessário haver mais cilindros de modo a que cada pistão seja o mais leve possível e assim obter muitas rotações. Mas se houver cilindros a mais começa a ser o atrito a roubar potencia. No entanto se reduzirmos os cilindros temos de aumentar o curso, pois existem limites físicos para o aumento do diâmetro do pistão. Pois se esse diâmetro for largo de mais, a mistura combustível/ar não chega a todo o interior do cilindro e estaríamos a desperdiçar cilindrada. 
E se privilegiarmos a o binário? Fazemos o contrário. Aumentamos a cilindrada mantendo o mesmo número de cilindros ou diminuímos o número de cilindros para a mesma cilindrada.
A seguir vou dar alguns exemplos. Mas para entenderem melhor o que é e como funciona façamos um pequeno exercício físico.
Estiquem o vosso braço. Depois de esticado dobrem-no só até meio. Agora tentem fazer isso repetidamente e o mais rapidamente possível. Devem conseguir esticar e dobrar o braço umas 6/7 vezes por seguindo. Ou seja estão a conseguir muitos movimentos por segundo (muitas rotações). No entanto a força que o braço faz ao esticar não é nada de especial.
Agora repitam este exercício esticando o braço mas em vez de o dobrar até meio, dobram-no todo mesmo até ao ombro. Devem reparar que apenas conseguiram fazer este movimento 4/5 movimentos por segundo, no entanto a força (binário) libertada no fim de esticar o braço (o curso) é muito mais forte, do que quando apenas era dobrado até meio. O que é melhor? Nenhum. Dependo do propósito.
Quando perguntas com 1000 cm3 qual dos dois tem mais binário, de forma muito simplista dizer-te ia que seria aquele com menos cilindros. Para uma mesma cilindra, menos cilindro implica mais binário e disponível mais cedo.
Aqui ficam alguns exemplos com base em cilindradas a rodarem os 600 cv

Mota        Cilindrada   cilindºs        Binário obtido ás         Cv
CBF 600           599                   4     58 Nm 8.000 rpm       78Cv 10.500 rpm
Hornet             599                   4     63 Nm 10.500 rpm     102 Cv 12.000 rpm
Deauville          680                   2     67 Nm 6.500 rpm       65 Cv 8.000 rpm

No 1º Caso temos uma potência razoável. Mas para obter um bom rendimento tiveram que aumentar a abertura das válvula de admissão. Como podem ver, tem 4 cilindros e a potencia foi obtida ás 10.500 rpm. No entanto o seu binário a baixo e obtido a uma rotação muito alta. Será um motor que terá um rendimento agradável e uma boa resposta a partir das 4.000/4.500 rpm.
No 2º Caso temos uma potência muito boa. Mas tiveram de aumentar ainda mais a abertura das válvulas de admissão para conseguir ainda mais rotações. Resultado, o binário é ligeiramente maior mas obtido a uma rotação muito elevada.
3º Caso. Tem apenas dois cilindros. Para com metade dos cilindros obter a (+/-) mesma cilindrada tiveram que aumentar o diâmetro, mas acima de tudo o curso. Como tal, cada pistão é mais pesado com um curso mais comprido e desde logo impossibilitado de conseguir grandes rotações, mas como se pode ver é o motor que tem o binário maior e obtido a uma rotação muito mais baixa. Desde logo é um motor que responde e é agradável de utilizar a partir das 2.000/2.500 rpm.
Conclusão. O motor é fabricado em função daquilo que se pretende dele.
A CBR 1000 RR tem 178 Cv enquanto a Pan “só” tem 126 cv. A Pan tem mais 262 cm3. Mas oferece um rendimento mais agradável, mas redondo desde as mais baixas rotações. Ou seja foi privilegiado o binário face á potencia.

Um abraço
« Última modificação: 17/03/2009, 07:03:37 por Barbosa (aka Tony) » Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Joaquim
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 27


« Responder #2 em: 16/03/2009, 19:38:55 »

Excelente descrição técnica feita pelo Barbosa para esta dúvida colocada sobre o binário, tendo sido descrito e explicado muito bem tudo o que esta ligado ao binário, bem como a cilindrada e potencia...!

Boas curvas!

Joaquim
Registado
efe
Visitante
« Responder #3 em: 17/03/2009, 00:45:15 »


OK, compreendido a 100%.
Obrigado Tony

Saúde.
Registado
Dani
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1127


Beja


« Responder #4 em: 17/03/2009, 08:09:33 »

 Chocado Chocado

Obrigado pela explicação Tony, há muitos anos que tentava entender o que raios era o binário e nunca ninguém me soube dizer o que era ao certo  Grin
Registado

Honda, é Honda!
José Eduardo
Geral
Senior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 442



« Responder #5 em: 17/03/2009, 17:49:17 »

Boa Barbosa...
Quem não sabia o que é o binário ficou esclarecido.
Já vi teses de mestrado bem piores. Grin Grin Grin Grin
Abcs
Registado
Kim Portela
Sócios
Road Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1188


Lisboa / Amadora Sócio nº 37


« Responder #6 em: 17/03/2009, 22:27:24 »

Boas

E tinha que ser um Homem do Norte carago Sorridente.

Obridado Tony pelo esclarecimento. Rolar os olhos

um abraço
Registado

Quim sócio nº37  
a conduzir Deauville desde 2005
        "Born again bikers"
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #7 em: 18/03/2009, 07:04:33 »

Sempre que eu puder ajudar... Wink
Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Dancas
Visitante
« Responder #8 em: 19/03/2009, 11:37:27 »

O Binário é aquela coisa de que toda a gente fala, mas ninguém sabia o que é.

Agora já sabemos Grin
Registado
sailor (Francisco Coelho)
Senior Rider
***
Offline Offline

Mensagens: 418

Francisco/ Feijó-Almada


« Responder #9 em: 19/03/2009, 16:34:33 »

Parabens Barbosa , uma verdadeira (tese de mestrado) para os mais leigos nestas coisas da mecanica , é a capacidade que o motor tem de por ex. ir em 5ª a 40 a hora , rodar o punho e em poucos segundos estar a 150 ou 200 sem recorrer a caixa , estou certo Barbosa? ABRAÇOS
Registado

FCosta
Sócios
Junior Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 200


Varzea - S.Pedro do Sul - Viseu


« Responder #10 em: 19/03/2009, 17:23:27 »

Realmente fez-se luz  Sorridente
Registado

Filipe Costa :-)
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #11 em: 19/03/2009, 21:46:35 »

Parabens Barbosa , uma verdadeira (tese de mestrado) para os mais leigos nestas coisas da mecanica , é a capacidade que o motor tem de por ex. ir em 5ª a 40 a hora , rodar o punho e em poucos segundos estar a 150 ou 200 sem recorrer a caixa , estou certo Barbosa? ABRAÇOS

Precisamente.
Outro exemplo. Vamos usar os carros:
Dois carros que pesam ambos 1300 kg e 100 cv numa subida e vazios e sem recorrer á caixa sobem +/- á mesma velocidade.
Um tem 1400 cc e o outro tem 1600 cc. (motores aspirados). O com 1.600 cc tem mais binário que o 1400 cc. Com 4 passageiros e sempre sem trocar a caixa o 1.600 vai subir muito mais depressa por tem mais binário e consequentemente mais força para vencer a subida.
Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #12 em: 28/05/2016, 15:27:42 »

Por ser de actualidade e é sempre bom relembrar.
Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!