efe
Visitante
|
|
« em: 16/03/2009, 16:17:19 » |
|
Depois de consultar várias definições para o termo "binário", relativo a motores, não logrei esclarecer a dúvida que apresento a seguir aos mais entendidos nestes assuntos da mecânica: Imaginemos dois motores de 1.000cm3, um com 50 CV, e outro com 80CV, qual dos dois tem o binário mais alto?
Ou esta questão não se pode colocar assim por não existir uma relação directa entre cilindrada e binário?
Obrigado pelos eventuais contributos que me ajudem a esclarecer esta questão.
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
|
« Responder #1 em: 16/03/2009, 18:22:00 » |
|
Olá
Esta questão daria pano para mangas. Mas vou tentar ajudar. Antes de mais o binário é a força. Naturalmente que a cilindrada tem uma relação directa com binário, tal como a potencia. Mas é mais a forma como se pretende que a potência seja distribuída, assim como a arquitectura do motor é que vão influenciar o binário e a forma como o mesmo se apresenta. Para além da cilindrada, uma forma de se conseguir potencia é pelo aumento das rotações. Mas para tal o curso do pistão deve ser relativamente curto para que o mesmo seja rápido a subir e descer. Ou seja curso curto e diâmetro largo (para manter a mesma cilindrada). Mas esta técnica por si só não chega se o motor não puder respirar. Para tal usa-se uma abertura maior das válvulas de admissão. Mas com uma abertura muito grande, nas baixas rotações não são criadas turbulências suficientes para tornar a mistura combustível/ar suficientemente homogénea para haver uma boa combustão. Dai que as RRR’s não gostam de andar abaixo das 2500/3000 rpm’s, pois começam a engasgarem-se. Mas o que é que isto tem a ver com o binário? Já lá vamos. Não é possível para uma mesma cilindrada obter um bom nível de potência e de binário. Lembram-se da tal situação do aumento de rotações? Para além do curso curto também é necessário haver mais cilindros de modo a que cada pistão seja o mais leve possível e assim obter muitas rotações. Mas se houver cilindros a mais começa a ser o atrito a roubar potencia. No entanto se reduzirmos os cilindros temos de aumentar o curso, pois existem limites físicos para o aumento do diâmetro do pistão. Pois se esse diâmetro for largo de mais, a mistura combustível/ar não chega a todo o interior do cilindro e estaríamos a desperdiçar cilindrada. E se privilegiarmos a o binário? Fazemos o contrário. Aumentamos a cilindrada mantendo o mesmo número de cilindros ou diminuímos o número de cilindros para a mesma cilindrada. A seguir vou dar alguns exemplos. Mas para entenderem melhor o que é e como funciona façamos um pequeno exercício físico. Estiquem o vosso braço. Depois de esticado dobrem-no só até meio. Agora tentem fazer isso repetidamente e o mais rapidamente possível. Devem conseguir esticar e dobrar o braço umas 6/7 vezes por seguindo. Ou seja estão a conseguir muitos movimentos por segundo (muitas rotações). No entanto a força que o braço faz ao esticar não é nada de especial. Agora repitam este exercício esticando o braço mas em vez de o dobrar até meio, dobram-no todo mesmo até ao ombro. Devem reparar que apenas conseguiram fazer este movimento 4/5 movimentos por segundo, no entanto a força (binário) libertada no fim de esticar o braço (o curso) é muito mais forte, do que quando apenas era dobrado até meio. O que é melhor? Nenhum. Dependo do propósito. Quando perguntas com 1000 cm3 qual dos dois tem mais binário, de forma muito simplista dizer-te ia que seria aquele com menos cilindros. Para uma mesma cilindra, menos cilindro implica mais binário e disponível mais cedo. Aqui ficam alguns exemplos com base em cilindradas a rodarem os 600 cv
Mota Cilindrada cilindºs Binário obtido ás Cv CBF 600 599 4 58 Nm 8.000 rpm 78Cv 10.500 rpm Hornet 599 4 63 Nm 10.500 rpm 102 Cv 12.000 rpm Deauville 680 2 67 Nm 6.500 rpm 65 Cv 8.000 rpm
No 1º Caso temos uma potência razoável. Mas para obter um bom rendimento tiveram que aumentar a abertura das válvula de admissão. Como podem ver, tem 4 cilindros e a potencia foi obtida ás 10.500 rpm. No entanto o seu binário a baixo e obtido a uma rotação muito alta. Será um motor que terá um rendimento agradável e uma boa resposta a partir das 4.000/4.500 rpm. No 2º Caso temos uma potência muito boa. Mas tiveram de aumentar ainda mais a abertura das válvulas de admissão para conseguir ainda mais rotações. Resultado, o binário é ligeiramente maior mas obtido a uma rotação muito elevada. 3º Caso. Tem apenas dois cilindros. Para com metade dos cilindros obter a (+/-) mesma cilindrada tiveram que aumentar o diâmetro, mas acima de tudo o curso. Como tal, cada pistão é mais pesado com um curso mais comprido e desde logo impossibilitado de conseguir grandes rotações, mas como se pode ver é o motor que tem o binário maior e obtido a uma rotação muito mais baixa. Desde logo é um motor que responde e é agradável de utilizar a partir das 2.000/2.500 rpm. Conclusão. O motor é fabricado em função daquilo que se pretende dele. A CBR 1000 RR tem 178 Cv enquanto a Pan “só” tem 126 cv. A Pan tem mais 262 cm3. Mas oferece um rendimento mais agradável, mas redondo desde as mais baixas rotações. Ou seja foi privilegiado o binário face á potencia.
Um abraço
|
|
« Última modificação: 17/03/2009, 07:03:37 por Barbosa (aka Tony) »
|
Registado
|
"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. "O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu "O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu SÓCIO N. 10 Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
|
|
|
Joaquim
Geral
New Rider
Offline
Sexo:
Mensagens: 27
|
|
« Responder #2 em: 16/03/2009, 19:38:55 » |
|
Excelente descrição técnica feita pelo Barbosa para esta dúvida colocada sobre o binário, tendo sido descrito e explicado muito bem tudo o que esta ligado ao binário, bem como a cilindrada e potencia...!
Boas curvas!
Joaquim
|
|
|
Registado
|
|
|
|
efe
Visitante
|
|
« Responder #3 em: 17/03/2009, 00:45:15 » |
|
OK, compreendido a 100%. Obrigado Tony
Saúde.
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Dani
Geral
Road Rider
Offline
Sexo:
Mensagens: 1127
Beja
|
|
« Responder #4 em: 17/03/2009, 08:09:33 » |
|
|
|
|
Registado
|
Honda, é Honda!
|
|
|
José Eduardo
Geral
Senior Rider
Offline
Sexo:
Mensagens: 442
|
|
« Responder #5 em: 17/03/2009, 17:49:17 » |
|
Boa Barbosa... Quem não sabia o que é o binário ficou esclarecido. Já vi teses de mestrado bem piores. Abcs
|
|
|
Registado
|
|
|
|
Kim Portela
Sócios
Road Rider
Offline
Sexo:
Mensagens: 1188
Lisboa / Amadora Sócio nº 37
|
|
« Responder #6 em: 17/03/2009, 22:27:24 » |
|
Boas E tinha que ser um Homem do Norte carago . Obridado Tony pelo esclarecimento. um abraço
|
|
|
Registado
|
Quim sócio nº37 a conduzir Deauville desde 2005 "Born again bikers"
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
|
« Responder #7 em: 18/03/2009, 07:04:33 » |
|
Sempre que eu puder ajudar...
|
|
|
Registado
|
"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. "O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu "O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu SÓCIO N. 10 Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
|
|
|
Dancas
Visitante
|
|
« Responder #8 em: 19/03/2009, 11:37:27 » |
|
O Binário é aquela coisa de que toda a gente fala, mas ninguém sabia o que é. Agora já sabemos
|
|
|
Registado
|
|
|
|
sailor (Francisco Coelho)
Senior Rider
Offline
Mensagens: 418
Francisco/ Feijó-Almada
|
|
« Responder #9 em: 19/03/2009, 16:34:33 » |
|
Parabens Barbosa , uma verdadeira (tese de mestrado) para os mais leigos nestas coisas da mecanica , é a capacidade que o motor tem de por ex. ir em 5ª a 40 a hora , rodar o punho e em poucos segundos estar a 150 ou 200 sem recorrer a caixa , estou certo Barbosa? ABRAÇOS
|
|
|
Registado
|
|
|
|
FCosta
Sócios
Junior Rider
Offline
Sexo:
Mensagens: 200
Varzea - S.Pedro do Sul - Viseu
|
|
« Responder #10 em: 19/03/2009, 17:23:27 » |
|
Realmente fez-se luz
|
|
|
Registado
|
Filipe Costa :-)
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
|
« Responder #11 em: 19/03/2009, 21:46:35 » |
|
Parabens Barbosa , uma verdadeira (tese de mestrado) para os mais leigos nestas coisas da mecanica , é a capacidade que o motor tem de por ex. ir em 5ª a 40 a hora , rodar o punho e em poucos segundos estar a 150 ou 200 sem recorrer a caixa , estou certo Barbosa? ABRAÇOS
Precisamente. Outro exemplo. Vamos usar os carros: Dois carros que pesam ambos 1300 kg e 100 cv numa subida e vazios e sem recorrer á caixa sobem +/- á mesma velocidade. Um tem 1400 cc e o outro tem 1600 cc. (motores aspirados). O com 1.600 cc tem mais binário que o 1400 cc. Com 4 passageiros e sempre sem trocar a caixa o 1.600 vai subir muito mais depressa por tem mais binário e consequentemente mais força para vencer a subida.
|
|
|
Registado
|
"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. "O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu "O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu SÓCIO N. 10 Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
|
|
|
Barbosa (aka Tony)
|
|
« Responder #12 em: 28/05/2016, 15:27:42 » |
|
Por ser de actualidade e é sempre bom relembrar.
|
|
|
Registado
|
"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu. "O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu "O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu SÓCIO N. 10 Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
|
|
|
|