Clube NT Deauville Portugal | Fórum
28/03/2024, 23:57:16 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:                          AVISO
Antes de usar o fórum, ler por favor as regras 
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Circulação nas Rotundas  (Lida 15758 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Frazão
A.Q.P.R.D.
Conselheiro
Road Captain
********
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1765


« em: 25/03/2009, 10:41:36 »





Esclarecimento da Ex-DGV:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);

Aproximar-se progressivamente da via da direita;

Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;

Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.

Cuidado com os carros... e boa viagem.
Registado

Rui Frazão- Sócio nº 7
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons !" M.L.K.
sailor (Francisco Coelho)
Senior Rider
***
Offline Offline

Mensagens: 418

Francisco/ Feijó-Almada


« Responder #1 em: 25/03/2009, 13:04:54 »

Frazão esta perfeitamente correto o esquema que apresentas ai , agora ´so tem uma (PEQUENA) coisa , 99% , náo faz pisca a esquerda para contornar e á direita para sair da rotunda ,e num pesado é muito complicado fazer como manda  a lei , passo a explicar , imagina eu na faixa de dentro a fazer  a rotunda e quero sair na segunda ou terceira saida , os artistas que fazem da rotunda um cruzamento e que dever ser seguramente 90%, o que  me acontece? no angulo morto eu não os vejo , e o mais que pode acontecer e entrar um pela bagageira  a dentro,por isso muita gente diz ha os gajos dos  pesados e tal.....desconhecimento digo eu , e olha que a minha vida é com um autocarro de passageiros com 12m de comprimento e tb ja andei com semi-reboques e sei o que sofro ,, aqui á dias um colega meu na Ponte 25 de Abril partiu um espelho a uma senhora daquelas que so olham para a  frente a SRa , muito indignada ainda foi mal educada , o meu colega pegou nela ao colo e sentou-a ao volante e perguntou-lhe se via o automovel dela ? e ela não consegui abrir mais  a boca porque ela não via claro,isto so para dizer a ideia errada que muita gente faz de um pesado , desculpem se me alonguei ou sai um pouco do tema. ABRAÇOS
Registado

claudio
Geral
Road Captain
*
Offline Offline

Mensagens: 1557


Cascais/ Lisboa


« Responder #2 em: 25/03/2009, 13:50:57 »

Ola!
Isto nas rotundas, (culpa da informação e formação dada nas escolas de condução), tem sido uma autêntica "selva".
Esta è de facto a forma correcta de circular numa rotunda. È a mais lògica, justa e correcta, e como tal sò podia ser esta a forma legal de o fazer. Incrivel, è ver automobilistas,(sempre carregados de razões morais...!!!!) a circularem pela faixa da direita para apenas saìrem na ultima saìda da rotunda, dão uma volta completa à rotunda na faixa da direita, impedindo todos os demais de saìrem nas "suas" saìdas.
Belo tòpico Frazão
Registado

Claudio Nascimento
socio nº32
Bmw R1100RT
ex Honda NT 650V

   
[IMG]http://i153.photobucket.com/albums/s208/claudi_
PGOMES
ALEA JACTA EST
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1085


Foz do Arelho Sócio 63


« Responder #3 em: 25/03/2009, 14:27:37 »

Boas,
tenho um amigo que é instrutor e examinador de condução que costuma dizer que as rotundas foram a pior invenção para o transito, porque as pessoas não sabem conduzir nas rotundas e eu concordo perfeitamente.
Sabemos que elas ajudam muito a fluir o transito, mas são uma dor de cabeça em termos de condução; eu como moro junto às Caldas da Rainha (que deve ser juntamente com Viseu a cidade com mais rotundas por m2), passo todos os dias pela terrivel experiencia de atravessar 9 rotundas em 10km que faço de casa ao trabalho.
O que foi dito sobre como circular nas rotundas é correcto, mas se quem o fizer, ao mudar da faixa interior para a exterior para sair da rotunda, bater, é culpado porque vai a mudar de faixa e a outra viatura circula pela direita (isto segundo a explicação que vi uma vez na tv dada por um instrutor de condução); ou seja o melhor mesmo é evitar ao máximo ter um acidante numa rotunda, pois senão é o cabo dos trabalhos para resolver o problema, até porque sabendo nós como são as companhias de seguros para "fugir com o rabo à seringa", arriscamo-nos a todos serem culpados e ao mesmo tempo ninguem ter a culpa  Hein Rolar os olhos
um abraço
Paulo Gomes
 Cool
« Última modificação: 26/03/2009, 16:17:14 por PGOMES » Registado

"A sorte protege os audazes"
Honda XL125; Suzuki DR350; Yamaha XTZ660 Ténéré; Yamaha XJ600N; Honda NT650 Deauville; BMW R1100RT...
Luis Silva
Geral
Senior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 222


Vila Chã - Barreiro


WWW
« Responder #4 em: 26/03/2009, 01:05:55 »

Paulo Gomes

Nessa Cidade existem muitas rotundas, mas tens uma vantagem não há nenhum somaforo luminoso!

Agora aqui na minha zona também estão a nascer rotundas com fartura qualquer dia parece as Caldas da Rainha.

Em relação aqui à capital temos por exemplo o Marques de Pombal e os autocarros não saem da faixa da direita. Tambem compreendo que não é facil manobrar em monstro daqueles mas alguns da Carris abusam um pouco do fisico.

Um abraço
« Última modificação: 26/03/2009, 01:10:43 por Luis Silva » Registado

Ex NT700/2006 - GL 1500 SE / 2000
sailor (Francisco Coelho)
Senior Rider
***
Offline Offline

Mensagens: 418

Francisco/ Feijó-Almada


« Responder #5 em: 26/03/2009, 10:43:34 »

Obrigado Claudio por teres corrigido o meu topico , quanto a este assunto tb estou de acordo que as rotundas são uma grande dor de cabeça ,( eu pessaolmente detesto) e como disse o GOMES e muito bem, quem faça a rotunda como manda a lei e vá sair ,  se bater é culpado porque vai mudar de faixa da esquerda para a direita , por isso muito cuidado a quem circula nas rotundas principalmente em duas rodas se não conseguir sair mais vale dar uma volta e voltar a tentar. ABRAÇOS
« Última modificação: 26/03/2009, 14:45:20 por sailor » Registado

Dani
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1127


Beja


« Responder #6 em: 26/03/2009, 14:14:28 »

mas por fim, dá multa ou não dá multa circular sempre pela direita? Sorridente
Registado

Honda, é Honda!
FCosta
Sócios
Junior Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 200


Varzea - S.Pedro do Sul - Viseu


« Responder #7 em: 26/03/2009, 20:42:43 »

Ora bem:

Art.º 14.º n.º2 do C.E.
dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhe sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

ora no
Art.º 14.º n.º3 do C.E.
ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é tambem aplicavel o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

Pinchavelho
condução, em rotunda, não utilizando a via de trânsito mais conveniente ao seu destino

mudança de via de trânsito, em rotunda semter como finalidade a mudança de direcção ou ultrapassagem

mudança de via de trânsito, em rotundas, para mudar de direcção ou ultrapassar, sem tomar as devidas precauções.

Ora tudo isto dá 60euros cada infracção

Alguém arranja opinião de perito em acidentens? Lá no fundo o que conta é quem paga os estragos.
« Última modificação: 26/03/2009, 20:48:43 por FCosta » Registado

Filipe Costa :-)
Morais
Apaixonado pela Vida
Direccao
Road Rider
*********
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 872


Sócio Nº 115 - Loures


WWW
« Responder #8 em: 07/01/2012, 21:19:25 »

Paulo Gomes

Nessa Cidade existem muitas rotundas, mas tens uma vantagem não há nenhum somaforo luminoso!

Agora aqui na minha zona também estão a nascer rotundas com fartura qualquer dia parece as Caldas da Rainha.

Em relação aqui à capital temos por exemplo o Marques de Pombal e os autocarros não saem da faixa da direita. Tambem compreendo que não é facil manobrar em monstro daqueles mas alguns da Carris abusam um pouco do fisico.

Um abraço


Boas....Paulo,ao contrario que esta escrito nas normas de segurança da Carris,nos somos "obrigados" a fazer a "recta" do Marques sempre por fora.
Porque como o Sailor escreve e bem,nos temos muitos angulos mortos e quando tentamos fazer as rotundas como esta escrito na lei,somos sempre obrigados a usar do "fisico" para puder sair,e sendo assim preferimos faze-la sempre por fora,mesmo indo contra a lei e as normas de segurança da Companhia....mas ja reparei que "alguns" abusam e muito...mas não somos todos iguais...
So lamento e peço desculpa pela nossa atitude,mas "somos" obrigado a fazer isso para nos defender-mos...

Cumprimentos....
Registado

Louis Braille
"A vida não se acaba quando deixamos de viver e sim quando deixamos de
buscar algo nela".

https://linktr.ee/clubentdeauvilleportugal
Serzedo
Geral
Senior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487


Andar de mota é uma arte.... cair, faz parte!


WWW
« Responder #9 em: 09/01/2012, 12:49:02 »

Penso que isto esclarece todas as dúvidas. Sorridente

Circulação em Rotundas - IMTT

"V"
Registado
efe
Lentini
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 10



« Responder #10 em: 09/01/2012, 14:02:25 »

Eu sigo as novas regras, mas reparem como é em Espanha.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=DakmaVXYJoo
Registado

Acelerem, que vem aí o dono das galinhas!
Serzedo
Geral
Senior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487


Andar de mota é uma arte.... cair, faz parte!


WWW
« Responder #11 em: 09/01/2012, 14:09:47 »

Concordo mais com a nossa maneira... se bem que a nossa é mais complexa, mas ao mesmo tempo se as pessoas cumprirem faz com que o trânsito escoe mais rápido. Wink

"V"
Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!