Clube NT Deauville Portugal | Fórum
29/03/2024, 00:02:51 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: VEJA COMO FOI O ALMOÇO DE REIS & RAINHAS NO QUADRO DAS FOTOGRAFIAS
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tour 5 - Lisboa  (Lida 2293 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
admin
Visitante
« em: 09/02/2010, 19:21:06 »

No Castelo ponho o cotovelo, em Alfama descanso o olhar...

RESPONSÁVEIS - António Rodrigues/ Manuel Rezende

Por favor, apresente-se na partida com a mota atestada!

Atenção: Este Tour é o único que utilizará auto estrada, paga, (A8+CREL) ) com portagem (A8+CREL) por uma questão de poupança de tempo na deslocação a Lisboa, assim:

A extensão deste Tour será :170Kms
(Na partida, GPS para Tour5-Lisboa A)


A partida do 1º Grupo será do Hotel Golf Mar às 08:30h, com o seguinte percurso:

-Rumo ao Vimeiro, A-dos-Cunhados,  N8-2 e entrada na A.E A8...
-Haverá uma curta paragem na Area de Serviço de Loures depois seguiremos para a...
-CREL, e por esta, até à zona do Estádio Nacional (N6-3) e em seguida entraremos na...
-Avenida Marginal (N6) até...
-Lisboa zona da Torre de Belém paragem curta e e mudança de GPS para Tour5-Lisboa B e partimos para...
-A zona do Mosteiro dos Jerónimos passando por Av.Brasilia viaduto para a Av da India à direita P/Praça D.Manuel I à direita P/Av Vasco da Gama e no entroncamento à esquerda para Av.das Descobertas e 350m depois à direita para Rua Dom Constantino de Bragança, Rua Pero da Covilhã e à direita para Ermida dos Jerónimos (Praça de Itália). Paragem muito curta (nem precisam tirar capacetes Grin) para ver as vistas e fotos, e seguimos, novamente pela...
-Rua Pêro da Covilhã passando por trás do Estádio do Restelo olhando o rio Tejo e descemos a Rua dos Jerónimos até à Praça do Império contornamos esta (passando em frente ao CCB) e procuramos estacionamento para as motas!
-Aqui, na Zona de Belém faremos uma paragem prolongada (+/- 1hora)para ter tempo de comer um Pastel de Belém descansar um pouco ou visitar o que quiserem.   
-Saída para o Palácio da Ajuda passando em frente à Residência Presidencial e subir a Calçada da Ajuda (cuidado com a linha do eléctrico) e Palácio, olhar ver e seguir para...
-Monsanto passando pela Estrada dos Marcos, e por cima da A5 apanhar a Av.Tenente Martins até ao Tribunal de Monsanto e aí virar à direita para a Av. de Janeiro, reduzir a marcha para apreciar uma das melhores vistas de Lisboa e descer até ao Caminho das Pedreiras (junto ao Parque da Serafina) seguir por esta estrada até...
-Av. de Ceuta e virar à esquerda para a Av.Calouste Gulbenkian (Apreciar os belo painel de Azulejos do artista João Abel Manta) e, +/- 1Km depois, sair à direita, tomar a Rua de Campolide e depois a Av. Miguel Torga, Rua de  Artilharia 1 e na primeira à esquerda para o…
-Parque Eduardo VII paragem para olhar Lisboa e o seu rio. Seguimos depois em frente para a Av.António Augusto de Aguiar, Marques de Pombal, Av da Liberdade e parque de estacionamento dos Restauradores. Aqui (Por deferencia e colaboração da Emparque) as motas ficam quietinhas à nossa espera. Subimos à superfície pelas escadas mesmo junto à recepção do parque e vamos ver a cidade...

Volta pedestre:
-Começando pelos Restauradores seguimos pela Rua dos Condes (junto ao Hard Rock Café) depois à direita para a Rua Portas de Santo Antão passamos o Coliseu e, nas montras das cervejarias comemos com os olhos, olhamos por dentro a Casa do Alentejo e seguimos para o Rossio passando pelo Palácio da Independência (antes de sec.XIV) e, ao entrar no Rossio, à direita, o Teatro Nacional D.Maria II (1846).

-Devem ser Horas de ganhar forças para subir ao Castelo, por isso, vamos à bifana (se estiver aberta) ali perto da belíssima Estação Central do Rossio (1886/1890). Depois cruzamos a placa central  da Praça D.Pedro IV (vulgo Rossio) e, passando junto à Pastelaria Suiça (1922), entramos na Praça da Figueira.

-Agora, esperamos o mini-autocarro 37 que nos deixará mesmo à porta do Castelo de S.Jorge. já cheirámos um pouco do sortilégio desta cidade no caminho até aqui, toca a entrar e apreciar a vista e perceber porque Lisboa é tão bonita!

-Vista Lisboa do Castelo, descer a pé até ás Portas do Sol pisando a velha calçada lisboeta e, no miradouro, podemos espraiar a vista pelo Mar da Palha e perceber como Lisboa e o seu rio estão tão intimamente ligados. A margem sul do Tejo, mesmo à nossa frente, deixa perceber algumas povoações, como Barreiro, Montijo e Alcochete e, por tras destas, bem ao fundo, podemos divisar os contornos da bonita Serra da Arrabida e da altaneira Vila de Palmela. Este arco ribeirinho tem história e merece uma visita, mas não hoje, não temos tempo!

-Vem aí o Eléctrico 12 que nos irá deixar de novo na Praça da Figueira (agora no lado sul) para ir apanhar o Elevador de Santa Justa (1902), vamos de novo ao Rossio (sul) e entramos na Rua Augusta, olhamos ao fundo o Arco, o rio e D.José I, que nos volta as costas, imponente no seu cavalo. Voltamos à direita para o Elevador, subimos e estamos no céu, bem quase, nova vista da cidade e que bela que ela é, damos meia volta sobre nós mesmos e vimos a Igreja Carmo e o que o terramoto de 1755 lhe fez, talvez possamos sentir um pouco do horror da tragédia.

Vamos abrir aqui um parêntesis para dizer o seguinte: Se o tempo desta volta tiver folga, o Eléctrico que iremos apanhar nas Portas do Sol é o 28E e sairemos na Rua da Conceição para visitar a Praça do Comércio e olhar o rio Tejo de perto (Na sexta dia 11, poderá ser mesmo assim, a margem de tempo na visita a Lisboa é bem maior). Depois subiremos a Rua Augusta até às imediações do Elevador de Santa Justa e entramos no percurso anterior. Mas continuemos…

-No Largo do Carmo, cheira a cravos, não, não os vendem, mas deviam… aqui tudo se decidiu em 25 de Abril de 1974. A liberdade passou por aqui!

-Descemos agora para a Rua Garrett para visitar um local onde, em 25 Agosto de 1988 o demo saiu à rua – e o terrível incêndio aconteceu. Felizmente a recuperação foi célere e hoje podemos passear de novo por aqui e admirar o que foi reconstruído. Estamos agora Junto à Brasileira, bebamos uma bica com Fernando Pessoa e até lhe podemos pedir a opinião sobre o que vê no quotidiano dos seus dias.
Talvez o poeta Chiado, em frente, opine alguma coisa e Camões lá mais à frente que dirá?…ouvirá a nossa conversa?!
A história do lugar, e um pouco a do Pais, está muito por aqui e, um pouquinho mais abaixo, na Rua António Maria Cardoso a repressão passou por ali!
Mas, felizmente, Hoje, a poesia está em destaque! 

-Agora vamos subir a Rua Serpa Pinto até ao Largo Rafael Bordalo Pinheiro, olhem, ali em frente que belo prédio (Monumento Nacional), observemos e apreciemos. Aqui viveu o artista que dá o nome ao largo. À nossa esquerda já na Rua Nova da Trindade o Teatro da Trindade (Sec.XIX), vermelhão, impõe a sua presença. Para lá nos dirigimos pela Rua da Trindade e descendo um pouco a Rua Nova da Trindade vamos tentar apreciar (se nos deixarem) os belos azulejos da Cervejaria Trindade (1836)!

O tempo escoa-se fazemos mais um esforço e vamos cumprimentar o cauteleiro ali no Largo Trindade Coelho (ou da Misericórdia) e por fim o miradouro de S.Pedro de Alcântara, descansemos um pouco que Lisboa com as suas sete colinas não é pêra doce…
Um último olhar à colina do Castelo, temos de ir apanhar as nossas montadas para o regresso ao Hotel. Mesmo aqui ao lado um dos muitos elevadores da cidade espera por nós, este é o da Glória, desce e sobe a calçada com o mesmo nome, vai-nos deixar nos Restauradores pertinho das nossas motas.
O nosso passeio pedestre por Lisboa terminou!

O GPS deve ser posto em Tour5-Lisboa C
-E, aí vamos nós “cavalos à solta” em Liberdade, pela avenida da dita, depois Marques de Pombal, Saldanha e paragem no Campo Pequeno em frente à Praça de Touros…que tal uma foto de grupo?! É um belo cenário, não é?...
…E seguimos, Campo Grande, Av. Padre Cruz, Calçada de Carriche e A8, rumo a Torres Vedras e, se houver tempo, ainda podemos parar na Area de Serviço de Loures, depois é sempre a andar até Porto Novo. E acaba assim o Tour 5-Lisboa, esperamos que o vivam bem e gostem e…não esqueçam de oferecer um Manjerico... às senhoras!
« Última modificação: 26/05/2010, 17:44:18 por admin » Registado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!