Clube NT Deauville Portugal | Fórum
28/03/2024, 16:08:40 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Os novos utilizadores deverão ir ao quadro de apresentação e boas-vindas e fazerem a devida apresentação, a mais completa possível.
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que é Velocidade de cruzeiro para ti?  (Lida 19312 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Dani
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1127


Beja


« em: 29/08/2007, 17:55:46 »

Lembrei-me de fazer um thread onde cada um colocasse a velocidade a que normalmente circula Contente

Eu pessoalmente, chamem-me lesma, mas tem sido:

Auto-Estrada - 140 Km/h
IPs - 110 - 120 Km/h
Nacional - 80 - 90 - 100 - 110 Km/h dependendo da visibilidade/curvas/conhecimento da estrada

Estas velocidades são também porque não gosto de ser surpreendido pela BT Sorridente Sim, já lhe dei uma achega, mas apenas numa ou outra ocasião esporádica com excelentes condições de tempo/visibilidade e sem transito
Registado

Honda, é Honda!
antonio campos
Visitante
« Responder #1 em: 29/08/2007, 18:34:55 »

Registado
Jorge Ferreira
Sócios
Road Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 987



« Responder #2 em: 29/08/2007, 19:19:02 »

Viva

Para mim isso é muito variável. A velocidade a que conduzo depende de muitos factores, entre eles a minha própria disposição nesse dia.
Apenas me preocupo com uma coisa. Faço por nunca levar a "pressa" como passageira, pois é muito má companhia. Se acelero um bocado é pelo gozo e  porque as condições o permitem, nunca por estar a olhar para o relógio.

Quanto à moto, creio que entre as 6000rpm (140kms/h em 5ª) e as 7000rpm  (160kms/h em 5ª) é uma boa medida. Acima de 160 já se começa a sentir que o motor está a entrar na zona de esforço que é aompanhado pelo aumento de consumo.  Abaixo dos 140 já pode exigir o recurso à caixa numa ou outra subida mais íngreme (Serra de Aire na A1 por exemplo), bem como poderá sentir-se alguma moleza na resposta ao acelerador.

Isto para AE, pois em nacional ou IC, é muito variável dadas as variações de piso, traçado e tráfego que se encontram por aí.


 Abraços

Jorge Ferreira
Registado

Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Antonio
Visitante
« Responder #3 em: 29/08/2007, 20:47:32 »

Normalmente já não ultrapasso os 150 Km's / hora nas AE, cada vez é mais dificil  :cry: .

Nas cidades ando devagar, praticamente nunca ultrapasso os 50 Km's/hora.

Nas Nacionais lembro-me sempre de rebanhos de ovelha  :lol: .

Uma coisa tenho sempre em mente, nunca cair em tentações de ir atrás de alguem que apareça, nem entrar em "despique" com nenhuma motociclista, isso faz-me ter uma condução mais ou menos estável e sem grandes "flutuações" na velocidade.

Abraços
António
Registado
claudio
Geral
Road Captain
*
Offline Offline

Mensagens: 1557


Cascais/ Lisboa


« Responder #4 em: 29/08/2007, 22:40:13 »

Viva!
Em dias sem chuva, com pouco vento, e com boa disposiçao...


AE- 150/160/170kms( Se vou na AE é porque quero despachar caminho)
IPs- 100/110kms( por norma nao arrisco enfrentar a tolerancia zero)
Nacionais- Entre os 50 e os 120kms( se lá vou é porque me vou a divertir)

Um abraço
Registado

Claudio Nascimento
socio nº32
Bmw R1100RT
ex Honda NT 650V

   
[IMG]http://i153.photobucket.com/albums/s208/claudi_
Manuel Rezende
Sócios
Road Captain
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2007


S.A. Cavaleiros/Loures - Sócio nº 4 (fundador)


« Responder #5 em: 29/08/2007, 23:41:49 »

Boa noite

As respostas deverão ser na sua maioria coincidentes. Dependendo da disposição, vejamos

A.E. - 140 a 160 (se bem que uma vez ou outra e em condições controladas a NT700 já tenha levado umas 'espremidelas')
IP's - 100 a 110
Nacionais - Tudo dependo do conhecimento do local, mas 80 a 100
Cidade - 50 a 80 (depende da cidade e do local e das 'máquinas fotográficas)

Um abraço
Registado

Frazão
A.Q.P.R.D.
Conselheiro
Road Captain
********
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1765


« Responder #6 em: 30/08/2007, 09:38:28 »

Auto-Estrada - 140 Km/h ~ 150
IPs - 110 - 120 Km/h
Nacional - 80 - 90 - 100 - 110 Km/h dependendo da visibilidade/curvas/conhecimento da estrada

Estes valores servem tanto para carro como para moto, e como o Jorge diz, o pior passageiro é o relogio.

E como o meu Pai me diz, nunca tenhas pressa em voltar para casa... (ainda não percebi bem esta parte  :shock: )
Registado

Rui Frazão- Sócio nº 7
"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons !" M.L.K.
João Almeida
Geral
Elite Road Captain
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3256



WWW
« Responder #7 em: 30/08/2007, 10:13:55 »

Boas,

O que é velocidade de cruzeiro para mim???

É uma velocidade em que eu me "sinta" em segurança e sem prejudicar o transito. Não consigo definir em valores (km/h) mas sim em bem estar. Umas vezes gosto de circular um pouco mais rápido, outras nem por isso.
Conforme já foi aqui referido anteriormente...depende do estado de espirito e das condições disponíveis.

Um abraço,
Registado

jmog
Geral
Senior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 314


« Responder #8 em: 31/08/2007, 13:10:33 »

Olá Pessoal!!!! Contente

Já vi que todos nós somos potenciais financiadores da GNR e estado.

Mas com as nossas nhó,nhós!!! é dificil resistir aos limites de velocidade. Também partilho da opinião do António acima de 150Km/h os riscos sobem muito.
Na cidade também ando devagar, as variáveis do trânsito são muitas, nalguns casos temos que adivinhar o que é que parceira da frente vai fazer, se formos depressa não temos tempo para adivinhar. :wink:
Parece-me que o assunto foi postos para saber-mos se existem grandes disparidades de andamentos, mas andar em grupo é diferente, parece-me a mim.

Cuidado com as curvas e boas voltas.

Xau!!!!!!JMOG
Registado

Zé Gonçalves - Alverca
DViLL de 2003, socio Nº103
Dani
Geral
Road Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1127


Beja


« Responder #9 em: 01/09/2007, 06:54:44 »

Citação de: "jmog"
(...)
Parece-me que o assunto foi postos para saber-mos se existem grandes disparidades de andamentos, mas andar em grupo é diferente, parece-me a mim.(...)

O Assunto foi posto por outro motivo caro amigo, é que comecei a achar que toda a gente passava por mim e que eu era uma autentica lesma :oops: Fiquei feliz em constatar que estou dentro da média do pessoal.

Gostaria de acrescentar que outra coisa que faço, quando estou em ip/estrada nacional e há muito transito, sigo com a marcha dos outros veículos, a menos que fique ridiculamente lento. Por exemplo, se vou a 90 e começa a haver muita gente a passar-me, acelero um pouco, se vou nos meus 110 e há muita gente a 90 - 100, abrando também um pouco
Registado

Honda, é Honda!
Jorge Ferreira
Sócios
Road Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 987



« Responder #10 em: 01/09/2007, 11:57:52 »

Viva

Aì está Dani.

Esse sentimento de ser tartaruga tem sido, ao longo dos tempos, a causa de muitos acidentes, tanto com motos como com carros.

A regra de ouro é:

"Conduz a tua moto com a tua cabeça e a tua experiência"

Mesmo quando a outra moto é igual ou até inferior, nunca podemos saber qual a experiência de quem a conduz, nem o estado da moto que poderá estar totalmente alterada em termos de ciclistica, suspensões e por aí fora.
MAs mais importante nunca sabemos o que vai na cabeça dos outros e muito menos se sabem o que estão a fazer ou se são pura e simpelsmente malucos.


Também eu quando comecei e mesmo ainda hoje, fiquei muitas vezes para trás em grupos onde havia pessoal muito mais experiente ou com motos muito mais potentes que a Deauville. Talvez por já não ser nehum puto, nunca me deixei levar pela tentação de tentar acompanhá-los,
Seja qual for o evento ou o grupo, estou sempre preparado para tratar de mim com ou sem os outros. Se ficar para trás, chego um pouco depois; se me perder, não há problema, continuo a passear sózinho ou volto para casa por minha conta. O que nunca faço é tentar acompanhar os outros indo além dos meus próprios limites, sejam eles de experiência ou de critérios de segurança.


Como exemplo posso contar-te um episódio que me aconteceu quando ainda tinha apenas alguns meses de experiência no dia a dia de trabalho.

Vinha eu a regressar de Almada em hora de ponta, a tentar passar entre carros na ponte.
A determinada altura enetndi que não cabia e esperei. Nisto ouço uma buzina atrás de mim e devio-me para a fila de carros, pensando que ia passar uma moto mais pequena.
Quando passa vejo que era nem mais nem menos que uma "Goldwing". :O
Fiquei com a sensação de estar a afzer uma figura ridícula ao não conseguir passar com a Deauville, onde cabia uam Goldwing e a andar depressa.
Fiquei com essa sensação, mas mesmo assinm não tentei ir atrás da outra moto, apesar de estar demonstrado que havia espaço para isso.
Não fui pelosomples facto de que não me sentia à vontade para o fazer.

Hoje em dia, são as Goldwing que não me acompanham nestas situações, ás vezes nem os estafetas, mas a regra continua a ser a mesma, se não me sinto completamente seguro não avanço.

Seja lá qual for a figura que faça, para mim o que interessa é não correr riscos parvos. Sendo que o mais perigoso não é passar em apertos é fazer isso sem estar seguro do que se faz. O nervosismo e a apreenção resultantes da insegurança são a melhor receita para o desastre.

Vai com calma e guia com a tua cabeça e não com a dos outros. Cool


Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira
Registado

Jorge Ferreira
Honda NT650V DeauVille '02
Make sure brain is in gear before engaging keyboard
Lamaro
Road Rider
****
Offline Offline

Mensagens: 676


Na Escócia.....


« Responder #11 em: 02/09/2007, 23:41:05 »

Caro Dani, conheço bem essa sensação ( Epá mas passam todos por mim!!!? :cry: ). E outras....
A ultima foi até divertida: Ia eu com a minha pendura na conversa pelo intercomunicador e eis que deparamos com trânsito parado. E lá ficamos na palheta atrás do último carro, no pára-arranca, até que, passado um bocadito, passou uma mota por nós. Naquela altura é que nos bateu cá dentro: Epá estamos de mota que é que estamos aqui a fazer!!!!! E lá arrancamos, a rir, e passamos a fila de transito.  :oops:  :oops:  :lol:  :lol:
 Em relação ao andamento tento não passar dos 150 em AE e em todas as outras situações a regra é nunca mas mesmo nunca arriscar. Se alguma coisa os meus 41 anitos me trouxeram foi essa tranquilidade de os deixar passar todos.   Cool  Cool
Abraço
LA
Registado

Deauville...... What else?
Luis Amaro - Deauville NT700 - Julho 2007
Barbosa (aka Tony)
MIB Man in Bike
Corpos Sociais
Elite Road Captain
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5198


Gandra/Paredes/Porto Sócio n. 10


WWW
« Responder #12 em: 03/09/2007, 06:19:31 »

Ora bem

Isto da velocidade de cruzeiro, tem que se lhe diga e já muitos disseram muito.
Há a da maquina e há a nossa.
A da maquina andam á volta dos 150/160, pois a partir dessa velocidade o motor começa a entrar em algums esforço.
A minha: É simples, como disse o Luis, tenho 39 e nada tenho a provar a ninguem e os meus companheiros de estrada sabem disso muito bem. A Moto para além de um meio de transporte é um objecto que me dá prazer. Quanndo ando e o medo começa a sobrepor-se ao prazer algo está errado. O medo tem uma dimensão diferente quando se tem 39 anos. Digamos que equacionamos muito mais coisas do que quando se tem 19 anos. Quando se é muito jovem confunde-se muitas vezes a coragem com falta de consciencia do que pode acontecer, isto porque ainda não vivemos o suficiente para saber certas coisas.

Um abraço
Registado

"As palavras são como um prego espetado na madeira. Podemos retira-lo, mas o buraco fica lá." Eu.
"O importante não é o destino, mas os caminhos que escolhemos até lá chegar " Eu
"O importante não é o que se come, mas com quem se come" Eu
SÓCIO N. 10
Lembrem-se, somos todos cadáveres adiados
Antonio
Visitante
« Responder #13 em: 03/09/2007, 11:27:34 »

Do que ficou dito sobre velocidades e, porque o assunto se prolongou para outras áreas, talvez o nosso pensamento vá ao encontro do que o Luis Amaro tão bem explicitou;

"Alguma coisa os meus 41 anitos me trouxeram foi essa tranquilidade de os deixar passar todos"

Que sintetiza;

"Conduz a tua moto com a tua cabeça e a tua experiência"

"Vai com calma e guia com a tua cabeça e não com a dos outros."

"Andar em grupo é diferente, parece-me a mim"

Sabem os meus amigos que existe um motoclube que só admite sócios depois de os mesmos completarem um curso de condução, que envolve a condução em grupo e os aspectos da segurança ?


"Depende do estado de espirito e das condições disponíveis"


Se o estado de espirito for adverso e as condições disponiveis nulas, qual é a opção ?, Convivio ao estilo de Até Já Contente.

"Velocidade em que eu me "sinta" em segurança e sem prejudicar o transito"

E Frazão seria isto que o teu Pai queria sintetizar ; :wink:

"nunca tenhas pressa em voltar para casa "

porque

" a pressa é o inimigo da  perfeição e, o pior passageiro é o relogio. "  

 :lol:

Bem visto vou colocar um tópico na Área de Sócios a perguntar aos meus amigos companheiros e sócios o que vos fez comprar uma Deauville, o que pretendiam de uma moto e o que acham da mesma de uma forma ou outra, a palavra "medo" é psicologicamente forte mais, adrenalina que sentimos quando se atinge os limites, e essa adrenalina não condiz bem com Médias de Idades de 40 Anos a conduzir uma Deauville", não faz o nosso "modus operandis", portanto fica a pergunta no ar.

Esta e outras respostas porque de foro pessoal, num tópico especifico perto de si ;-).

Abraços
António
Registado
ruijmreis
Geral
Junior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 113



« Responder #14 em: 03/09/2007, 12:17:01 »

Bem, como já aqui foi dito tudo depende do estado de espirito e da viagem em si, diáriamente no percurso casa trabalho não passo dos 100
já no percurso inverso entre os 150-160 agora considero uma velocidade de cruzeiro para AE á volta dos 140-160, o que n quer dizer que de vez em quando n faça o gosto ao dedo e enrole o punho até onde der (200) mas por pouco tempo, nas nacionais tento sempre que possível cumprir os limites impostos, embora não concordando com alguns Wink
Registado

STX1300 Pan-European

Sócio Nº - 43
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!