Viva
Aì está Dani.
Esse sentimento de ser tartaruga tem sido, ao longo dos tempos, a causa de muitos acidentes, tanto com motos como com carros.
A regra de ouro é:
"Conduz a tua moto com a tua cabeça e a tua experiência"Mesmo quando a outra moto é igual ou até inferior, nunca podemos saber qual a experiência de quem a conduz, nem o estado da moto que poderá estar totalmente alterada em termos de ciclistica, suspensões e por aí fora.
MAs mais importante nunca sabemos o que vai na cabeça dos outros e muito menos se sabem o que estão a fazer ou se são pura e simpelsmente malucos.
Também eu quando comecei e mesmo ainda hoje, fiquei muitas vezes para trás em grupos onde havia pessoal muito mais experiente ou com motos muito mais potentes que a Deauville. Talvez por já não ser nehum puto, nunca me deixei levar pela tentação de tentar acompanhá-los,
Seja qual for o evento ou o grupo, estou sempre preparado para tratar de mim com ou sem os outros. Se ficar para trás, chego um pouco depois; se me perder, não há problema, continuo a passear sózinho ou volto para casa por minha conta. O que nunca faço é tentar acompanhar os outros indo além dos meus próprios limites, sejam eles de experiência ou de critérios de segurança.
Como exemplo posso contar-te um episódio que me aconteceu quando ainda tinha apenas alguns meses de experiência no dia a dia de trabalho.
Vinha eu a regressar de Almada em hora de ponta, a tentar passar entre carros na ponte.
A determinada altura enetndi que não cabia e esperei. Nisto ouço uma buzina atrás de mim e devio-me para a fila de carros, pensando que ia passar uma moto mais pequena.
Quando passa vejo que era nem mais nem menos que uma "Goldwing". :O
Fiquei com a sensação de estar a afzer uma figura ridícula ao não conseguir passar com a Deauville, onde cabia uam Goldwing e a andar depressa.
Fiquei com essa sensação, mas mesmo assinm não tentei ir atrás da outra moto, apesar de estar demonstrado que havia espaço para isso.
Não fui pelosomples facto de que não me sentia à vontade para o fazer.
Hoje em dia, são as Goldwing que não me acompanham nestas situações, ás vezes nem os estafetas, mas a regra continua a ser a mesma, se não me sinto completamente seguro não avanço.
Seja lá qual for a figura que faça, para mim o que interessa é não correr riscos parvos. Sendo que o mais perigoso não é passar em apertos é fazer isso sem estar seguro do que se faz. O nervosismo e a apreenção resultantes da insegurança são a melhor receita para o desastre.
Vai com calma e guia com a
tua cabeça e não com a dos outros.
Abraços e boas curvas
Jorge Ferreira