Clube NT Deauville Portugal | Fórum
19/04/2024, 15:55:24 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias: Os novos utilizadores deverão ir ao quadro de apresentação e boas-vindas e fazerem a devida apresentação, a mais completa possível.
 
   Início   Ajuda Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Protecção Cervical  (Lida 5776 vezes)
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
MartinRock
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39


Oeiras


« em: 04/12/2013, 13:11:28 »

Boas meus Caros,

Acabei de ser operado à cervical, correu tudo às mil maravilhas, mas vou ter de estar 2 meses sem me sentar em cima da menina!  Zangado
No entanto, quero começar já a preparar o regresso e a questão é sobre as prtecções cervicais:
Alguém já usou ou usa?
Se usa, que tipo de protecção, as de espuma simples ou as rígidas.
De que marca, impressões, etc.
Agradeço a vossa ajuda.

Abraços e boas curvas.
Martinho Rocha
Registado

Martinho Rocha - BMW R1200RT
[img]http://img829.imageshack.us/img829/1063/0qdw.th.jpg[/i
P. Rebelo
Sócios
Senior Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 445


Cacém/Sintra


WWW
« Responder #1 em: 04/12/2013, 17:25:37 »

Boas Companheiro,

A cervical é o segmento mais sensível da coluna vertebral, principalmente devido à sua elevada mobilidade. No nosso caso, temos ainda que considerar sempre que a nossa cervical terá que suportar um peso adicional (capacete) no mínimo de 1 Kg, peso esse que aumenta substancialmente por pressão frontal e vertical, essencialmente. Com este cenário a recuperação poderá ser mais demorada, até estares pronto a fazer umas "curvas" à vontade Wink

Assim, meu caro, aconselho-te a não comprares um colar cervical qualquer, pois poderá não estar adequado à TUA cervical. Na minha opinião, necessitarás de um "fato à tua medida" e de acordo com a necessidade de proteger o nível/níveis (C2, C3... C7) intervencionado(s), para não correres o risco de estragares o que "correu às mil maravilhas".

Como és da zona de Lisboa, podes contactar a Ortopedia da Baixa (Antiga Ortopedia Azevedos), Rua 1º de Dezembro, 41-43 em Lisboa TelF: 210306028 ou 210306037. Aqui poderão fazer-te um colar completamente adaptado às necessidades da tua cervical, com garantia (creio que vitalícia, não tenho a certeza). Se optares por esta solução, quando lá fores, aconselho-te ainda a levares o capacete que habitualmente utilizas, para que depois não se verifiquem incompatibilidades com o uso do colar e do capacete em simultâneo.

Se necessitares de mais alguma coisa, estou à disposição.

Abraço e votos de boa e curta recuperação  Wink
Paulo Rebelo
Registado

Paulo Rebelo - Deauville NT700 Abril 2006

São as paixões que temos na vida que nos dão prazer em viver.
MartinRock
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39


Oeiras


« Responder #2 em: 04/12/2013, 22:11:51 »

Boas Paulo,

Obrigado pela excelente informação.
Eu actualmente tenho um colar cervical Semi-Rígido à minha medida, mas que se torna incompatível com o uso de capacete. Vou ter de o usar até ao final da recuperação e embora agora o use em 100% do tempo, ao longo da recuperação irei reduzindo o seu tempo de utilização, até o deixar de usar de vez.
O que eu pretendia era, não um colar cervical, mas sim um protector cervical do tipo EVS R4 utilizado em Enduro e Cross, ou alguma coisa do género, porque seria para utilização permanente. Eu tenho um sistema Hans que utilizava nos Ralys, mas é extremamente incómodo se não estiveres sentado numa backet com apoios de ombros/cabeça e preso com cintos de 6 apoios.

No entanto também vou explorar a tua sugestão.

Abraço e boas curvas,
Martinho Rocha
Registado

Martinho Rocha - BMW R1200RT
[img]http://img829.imageshack.us/img829/1063/0qdw.th.jpg[/i
tou_tranquilo
Morangos é o que tu queres...
Geral
Junior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70



« Responder #3 em: 04/12/2013, 22:58:49 »

Boas,

Não sei se vou dizer alguma novidade (penso que não), mas para prevenção (e muita) ao nivel deste tipo de lesões há (está escrito e mais que provado) uma excelente prevenção que se chama exercicio fisico, com incidencia (é claro) nessa zona, podendo não só fazer o dito "alongamentos" que tb são e servem de prevenção, mas sobretudo a musculação que é essa que nos vai ajudar e aqui sim digo, e muito.

Embora devido á minha profissão deixei de andar de mota bem cedo (17anos), e meu irmão numca deixou de andar, mas a grande diferença é que ele deixou de praticar desporto, vulgo exercicio fisico, e o que é certo é que faz 6 anos que ando de moto e nos ultimos 3 é que faço estrada (sempre enduro antes) e reparei que algumas viagens pelo monte onde a dureza é o pão nosso, reparei que meu irmão e amigos, queixavam-se sempre de dores nos adotores, braços e pulsos e ligeiro desconforto no pescoço e em estrada em longa viagem a história repete-se, coisa que eu felizmente numca tive problemas, nem qq tipo de desconforto de qq especie e afirmo que se deve e muito á boa forma ou preparação fisica que tenho.
Tenho 38anos.

Um aparte, desde sempre que o meu ritual de manha, passa por colocar capacete, etc etc etc e fazer alongamentos simples, braços, tronco, pernas, pescoço (dou sempre mais atenção aqui) e claro os pulsos, demoro 2min se tanto.
Registado

Deauville NT 650
ex-suzuki freewind 650
ex-Honda CRF 450x
ex-KTM 450
ex-Honda XR 250
P. Rebelo
Sócios
Senior Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 445


Cacém/Sintra


WWW
« Responder #4 em: 05/12/2013, 15:11:53 »

Viva

Martinho, o EVS R4 foi desenhado para prevenir a hipermobilidade da cervical e lesões associadas, essencialmente em situação de queda e para uma posição de condução, maioritariamente dominante (em pé), que raramente utilizamos nas nossas montadas. O uso deste equipamento, sem dívida, que aliviará as pressões sobre a cervical, contudo transferirá o peso/pressões directamente para os ombros. Devido ao facto da função da cervical (amortecimento) ficar anulada, esta função terá que ser repartida pelos dois segmentos inferiores da coluna (dorsal e lombar), os quais não foram "desenhados" para tal. Na minha opinião, no imediato, ao fim de alguns minutos de viagem, passarás a sentir bastante desconforto nos ombros, nos membros superiores e na lombar baixa (L4/L5). A sensação será como se carregasses um caixote pesado nos ombros. A médio prazo, a pressão acrescida e permanente (sempre que utilizares o EVS, ou algo parecido) sobre os discos intervertebrais destes dois segmentos, provavelmente provocará, mais tarde ou mais cedo, o mesmo problema que tiveste na cervical, entre outros.

Se for, de todo, impossível conciliar o uso de um colar com o capacete, aconselho-te o seguinte:
http://www.doutormix.com.br/colar-cervical-pneumatico-airpauher-orthopauher.html , que poderá permitir um ajuste mais confortável e igualmente protector, sem anular totalmente a função da cervical.

"tou_tranquilo", sem dúvida que o exercício de desenvolvimento/fortalecimento muscular é a melhor protecção para a estrutura esquelética, pois os "músculos são o suporte dos ossos" (como dizem os books) Wink. Contudo, no caso do companheiro Martinho, a prevenção já era... e durante algum tempo (normalmente as primeiras 6 semanas) o exercício estará proibido para a cervical. Depois desse período sim, creio que lhe deverão prescrever exercícios específicos para recuperar progressivamente a mobilidade e fortalecer os grupos musculares da cervical e da dorsal alta.

Logo que tenha disponibilidade colocarei um tópico com um esquema de exercícios simples e acessíveis a todos, para fortalecer a cervical Wink

Abraço e Boas Curvas,
Paulo Rebelo
Registado

Paulo Rebelo - Deauville NT700 Abril 2006

São as paixões que temos na vida que nos dão prazer em viver.
MartinRock
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39


Oeiras


« Responder #5 em: 05/12/2013, 22:36:20 »

Boas meus Caros,

Muito obrigado pelos vossos conselhos.

Caro tou_tranquilo, tenho perfeita consciência da necessidade de exercício físico e do fortalecimento dos músculos do pescoço, como forma de prevenir estas situações.
Não tenho os teus 38 anos (tomara), tenho 53 e sempre fiz desporto e sempre me mantive e mantenho em forma. O problema é que, em jovem, fiz 12 anos de Rugby e depois uns quantos Ralys. Tudo isto são mazelas dessa época e quando se chega à minha idade, por muito bem que se esteja fisicamente, elas aparecem. Há 13 anos já tinha sido operado a uma hérnia, ao disco da C5/C6 e agora foi ao disco da C4/C5 com remoção total do mesmo e colocação de prótese. Só que são tudo complicações que tenho desde os tempos do Rugby e que só consegui manter até agora, devido ao exercício físico que faço.
Claro que agora, após a recuperação, vou seguir um programa específico de exercícios com vista ao fortalecimento muscular do pescoço.
 
Caro Paulo Rebelo, essa também poderá ser uma opção. Mas a minha preocupação principal é com a integridade da prótese a médio/longo prazo, relativamente a pancadas fortes ou eventuais acidentes, por isso estava a pensar no Evs R4. Estive a experimentar o meu sistema Hans, mas não dá mesmo, porque fica solto. O que eu pretendo mesmo, é limitar a amplitude de movimentos, numa fase posterior e em caso de acidente.
Agora, para uma fase inicial quando me começar a sentar na menina, irei utilizar um colar cervical idêntico ao que tenho (semi-rígido) mas ligeiramente mais baixo (-3cm) que permita a utilização do capacete.

Mais uma vez, muito obrigado aos dois pelos vossos comentários, que têm sido preciosos.

Grande abraço e boas curvas,
Martinho Rocha
Registado

Martinho Rocha - BMW R1200RT
[img]http://img829.imageshack.us/img829/1063/0qdw.th.jpg[/i
P. Rebelo
Sócios
Senior Rider
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 445


Cacém/Sintra


WWW
« Responder #6 em: 06/12/2013, 10:02:20 »

Bom dia Martinho,

Não tens que agradecer, pois estamos cá para isso mesmo, ajudarmo-nos mutuamente. Se não te  importares gostaria de acompanhar o desenvolvimento do teu caso, por isso peço-te que me dês algum "feedback" da evolução da recuperação e da resolução que de futuro, estou certo, será encontrada. Aconselho-te a expores a situação à equipa médica que te acompanha, não só a de cirurgia, mas a de fisiatria/fisioterapia, ou outros que te estejam a acompanhar na recuperação.

Abraço e continuação de boa recuperação,
Paulo Rebelo   
Registado

Paulo Rebelo - Deauville NT700 Abril 2006

São as paixões que temos na vida que nos dão prazer em viver.
tou_tranquilo
Morangos é o que tu queres...
Geral
Junior Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 70



« Responder #7 em: 06/12/2013, 14:09:05 »

Boas,

Não tens que agradecer mesmo e como diz o Paulo, estamos cá para isso e aprendemos todos.
Sobre o que disses-te e sobre a idade, compreendo perfeitamente e se praticas-te desporto então sabes que exercicio fisico é fundamental e não tem idade e a tua idade á pé dos meus joelhos és um jovem, pois radiografias mostram que tenho joelhos de uma pessoa de 70anos Wink
Agora e sobre o Rugby e afins é que sei o que dizes, pois mais tarde pagamos pelas asneiras (excessos) que cometemos em jovem por isso eu sei que mais tarde pagarei pelo excesso de hoje, pois são 21 anos de futebol de alta competição (excessos derivados á profissão) e os joelhos, tornozelos já dão sinais, mas quanto a isso nada a fazer e é pegar no teu exemplo que é melhor (adiar o mais possivel).

Abraços e boa recuperação.
Registado

Deauville NT 650
ex-suzuki freewind 650
ex-Honda CRF 450x
ex-KTM 450
ex-Honda XR 250
MartinRock
Geral
New Rider
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39


Oeiras


« Responder #8 em: 08/12/2013, 00:18:43 »

Boa Meus Caros,

Desculpem de só agora voltar aqui.
Eu sei que estamos todos aqui para nos ajudar uns aos outros naquilo que nos é possível e aprendermos com as experiências de cada um. Para mim esse é que deve ser o espírito de qualquer Fórum e o do CDP não foje à regra.
Mas eu fico sempre grato a quem me ajuda.

Paulo Rebelo,
Claro irei deixando aqui a minha experiência na recuperação, até porque pode ser um problema que pode surgir a outros Deauvilistas.
Para já, a operação foi um sucesso, rápida e sem dor. Fui operado 6a. Feira às 19:00h e Sábado de manhã tive alta do Hospital da Luz. Quando acordei no recobro, na 6a. Feira às 22:00h já não tinha dores nenhumas e movimentava-me livremente, claro que sem fazer esforços. No Sábado de manhã, antes de sair do Hospital, tomei duche sózinho, sem limitações e estava completamente autosuficiente para me vestir.
Agora tenho passados os dias entre andar muito a pé, calmamente, sempre a direito e estar em casa, bem sentado ou deitado, embora não aguente muito tempo deitado, só porque não tenho pachorra.
O que eu aconselho a todos os que tiverem problemas com a cervical e que contactem de imediato um Neurocirurgião e caso seja necessária uma intervenção cirurgica, não hesitem nem adiem. Hoje em dia é uma intervenção relativamente simples, já o era há 13 anos atrás quando fiz a primeira e não vale a pena andar a sofrer, porque mais tarde ou mais cedo a situação agrava-se e lá vamos nós à faca, mas de urgência e ns últimas.
Na próxima 4a. Feira vou fazer o RX de controlo, tirar o penso e os TeraStreaps (não tenho pontos exteriores, só imteriores) e aí é que será definido o restante programa de recuperação.
Depois direi como será.

tou_tranquilo,
Sei do que sofres, porque aos joelhos tenho 3 operaçôes (menisco, hematoma rotular e rotura total dos ligamentos cruzados internos). Todas ainda quando jogava e com recuperações intensivas de trabalho diário, que tinha dias de chegar às 4/5 horas (de dor). Quanto mais rápido voltasse a jogar, melhor. Tu deves saber bem com são estas coisas.
Já tenho a minha dose para a velhice e se os teus joelhos têm aspecto de terem 70 anos, os meus são pré-históricos.  Sorridente
Cuida bem deles, porque quando chegares aos 53 vai ser um bocadinho pior que agora.

Bom, o texto já vai longo (isto é de quem não tem mais nada para fazer) e deixo-vos um abraço com amizade e o desejo de bos curvas,
Martinho Rocha
Registado

Martinho Rocha - BMW R1200RT
[img]http://img829.imageshack.us/img829/1063/0qdw.th.jpg[/i
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | Clube NT Deauville Portugal | Fórum XHTML 1.0 válido! CSS válido!